domingo, 14 de outubro de 2012

DEVANEIOS... Até que ponto nós, seres RACIONAIS, somos mais evoluídos que os ANIMAIS?




Qual a diferença entre nós seres humanos e os animais?
Na escola a gente aprende que somos RACIONAIS, e essa palavra é que nos diferencia das outras espécies. Somos racionais porque pensamos, temos consciência sobre os nossos atos, noção de tempo e espaço, enfim, inteligência.
O que fizemos com essa "DÁDIVA" que nos diferencia dos animais e nos coloca no topo da evolução?
Bom, essa parte todo mundo sabe porque vive.
A pergunta certa seria, o que não fizemos...
Porque tudo que o homem fez até hoje foi visando o próprio benefício. O topo na evolução é o topo do egoismo. 
Por outro lado vemos nos animais, a inocência dos seres que agem por instinto, que não tem noção de tempo, que vivem o presente intensamente e se expressam naturalmente e com sentimentos.
Então penso na meditação. Na necessidade cada vez maior dessa busca do homem em esvaziar a mente, vivenciar o momento presente intensamente, sem se preocupar com o passado ou o futuro.
O homem busca o que os animais vivenciam diariamente.  O homem busca o não pensar. 
Os animais conhecem uma liberdade que o homem nunca vai conseguir alcançar.
A autenticidade tão natural dos animais deveria servir como lição para o homem.
E essa necessidade do homem me traz esperança.
No auge dos meus devaneios, penso se os animais não vivem em um estado de meditação constante.
Os animais são naturalmente felizes. Eles são o que são e ponto. 
Tem exemplo mais forte do amor incondicional que um cão tem pelo seu dono? Não importa se você é feio, bonito, magro, gordo, rico ou pobre. Ele te ama, e sempre será fiel à você. 
E quando vejo o resultado do que o ser humano, racional, consciente e inteligente fez com nosso mundo, penso se essa capacidade de raciocínio que nos diferencia dos animais foi mesmo uma dádiva, ou então uma maldição. Se nós humanos não existíssemos, os animais sobreviveriam e estariam livres do ser mais predador que existe na Terra. 
Para o homem evoluir, ele precisa deixar de ser egoísta.
O problema é que todo o sistema está tão ferrado, tão voltado para o capitalismo e para o poder que não sei como essa tomada de consciência e a boa vontade de tantas pessoas, que tem essa mesma visão de resgatar a consciência do homem para a consciência da Terra, da natureza, poderia de fato mudar o mundo.
Com essa linha de raciocínio, termino com uma pergunta. 
Será que somos realmente a espécie viva na Terra mais evoluída?
Porque se somos, está na hora de acordarmos e usar a inteligência e a tecnologia que conquistamos para fazer do nosso mundo um lugar melhor. 

Uma dica: observe mais a natureza e os animais. Você vai se surpreender.


ByNina (Carolina Carvalho)







6 comentários:

  1. Querida, venho pensando e lendo muito sobre essas questões ultimamente. A sensação que tenho é que o capitalismo é uma grande distorção das "leis" que regem comportamentos animais, pois a forma como nossa sociedade está organizada é mais parecida com os modelos animais do que imaginamos, porém nós exacerbamos a principal característica deles, que é a competitividade, a busca pelo poder.

    Numa sociedade animal equilibrada, esse modelo de disputa de poder faz sentido e seleciona genes melhores em face das necessidades de sobrevivência de cada espécie.
    Porém, graças aos nossos avanços tecnológicos, as necessidades de sobrevivência da nossa espécie já foram todas superadas - temos conhecimentos suficientes para fornecer alimento, abrigo e saúde para toda a população da Terra. Acho que ainda não o fazemos por causa dessa discrepância - nós ainda competimos entre nós como se nossa sobrevivência dependesse disso, mas isso não é mais verdade. Viajei demais? hahahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nosso "dom" da racionalidade pode ser uma bênção ou uma maldição, dependendo de como o utilizarmos... mas uma coisa que sempre penso (e ultimamente cada vez mais...)é que os animais mesmo não tendo consciência dos atos, são muito melhores do que a grande maioria de nós...

    ResponderExcluir
  3. Jamila, gostei do que você falou sobre nós exacerbarmos também a principal característica animal, mas de maneira distorcida. Não tinha pensado nisso e faz todo o sentido. O problema é que nossa sociedade não tem nada de equilibrada e está tudo uma bagunça, mesmo com toda a capacidade que temos para fazer nossa sociedade sustentável (lembrei do Projeto Vênus, do Zeitgeist. Acho que vc também pensou nisso, rs).

    Mas a reflexão que eu também quis fazer foi sobre o amor incondicional, a espontaneidade e outras qualidades do mundo animal que a maioria dos seres humanos estão longe de chegar perto.

    Também dei uma viajada sobre a meditação: as vezes penso que os animais vivem em "Samadhi". Afinal, eles não pensam, vivem o momento presente e se expressam com autenticidade. Eles fazem exatamente o que nós humanos tentamos fazer para meditar.
    Nesse sentido, será que eles não são mais evoluidos que a gente?

    Cris, realmente generalizei. O nosso dom é maravilhoso. Mas realmente pra muitos é uma maldição.

    Potira, obrigada!

    Mas outra pergunta... Qual a solução?

    ResponderExcluir
  4. Não tenho dúvida nenhuma que os animais são mais evoluidos que nós humanos...e ainda penso se aquela frase da Bíblia está correta "E Deus criou o homem a sua imagem e semelhança", como pode o homem ser imagem e semelhança de Deus? Se assim o fosse, o mundo seria bem melhor, creio que ficaria melhor assim "E Deus criou os animais a sua imagem e semelhança".
    Rodolfo Sacilotti.

    ResponderExcluir
  5. Não tenho dúvida nenhuma que os animais são mais evoluidos que nós humanos...e ainda penso se aquela frase da Bíblia está correta "E Deus criou o homem a sua imagem e semelhança", como pode o homem ser imagem e semelhança de Deus? Se assim o fosse, o mundo seria bem melhor, creio que ficaria melhor assim "E Deus criou os animais a sua imagem e semelhança".
    Rodolfo Sacilotti.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Nina

ATENÇÃO

Muitas imagens do BLOG são fonte de pesquisa na internet.
As imagens que incluem o ByNina na lateral são criadas por mim, geralmente pego frases de outros autores, citando o mesmo e imagens de fundo disponíveis na internet.
Todas as frases e pensamentos com a assinatura ByNina embaixo da arte são de minha autoria.
Lembre-se sempre de citar a fonte quando compartilhar.
E se alguma imagem tiver direitos autorais, entre em contato comigo através do e-mail bynina@hotmail.com que cito o autor ou retiro imediatamente.
Obrigada pela compreensão!

Carolina Carvalho
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...