segunda-feira, 21 de junho de 2010

Contentamento



As pessoas associam praticantes de Yoga a pessoas serenas, saudáveis e de bem com a vida.
Isso acontece porque quem realmente adota a filosofia do Yoga como estilo de vida, pratica o SANTOSHA, traduzido como contentamento. Esse contentamento é inerente a desejos, ou resultados. Ele está simplesmente presente independente das circunstâncias.
Estamos em época de Copa do Mundo. Percebemos a alegria no rosto das pessoas, o amor ao futebol, uma energia gostosa no ar, como se todos vibrassem numa mesma sintonia.
Dia de jogo: reunião com os amigos no meio da tarde de um dia de trabalho... gooool, fogos, emoções extravasadas. Alegria que contagia. É dia que você pode enlouquecer, xingar, ser um pouco idiota, dançar, gritar. E depois de tudo isso? Sensação de bem estar, relaxamento, contentação.
Por que precisamos de um estímulo externo para isso?
O SANTOSHA fala exatamente do contentamento sem esse estímulo.
Começar o dia sorrindo, mesmo sendo uma segunda-feira chuvosa e você tendo que despertar cedo para trabalhar.
Veja o lado bom: você tem um trabalho e saúde para fazê-lo.
Mas saúde até quando? Se você vive estressado, reclamando de tudo e não pára para olhar para dentro e cuidar de você, isso também vai acabar.

"Cada pensamento gera uma emoção e cada emoção mobiliza um circuito hormonal que terá impacto nas trilhões de células que formam nosso organismo.
As condutas “S”: serenidade, silêncio, sabedoria, sabor, sexo, sono, sorriso, promovem secreção de serotonina, enquanto que as condutas “R”: ressentimento, raiva, rancor, repressão, resistência, facilitam a secreção de Cortisol, um hormônio corrosivo para as células, que acelera o envelhecimento.
As condutas “S” geram ATITUDES “A”: ânimo, amor, apreço, amizade, aproximação, entretanto, as condutas “R” geram ATITUDES “D”: depressão, desânimo, desespero, desolação.
Aprendendo este alfabeto emocional, lograremos viver mais tempo e melhor, porque o sangue “ruim” (muito cortisol e pouca serotonina) deteriora a saúde fisica e mental e acelera o envelhecimento.
O bom humor e a realização de atitudes que nos faz bem é a chave para a longevidade saudável.
 (Dr. Juan Hitzig)

 Pratique o SANTOSHA. Experimente sorrir mais e veja o quanto essa pequena atitude vai mudar a sua vida!

“O simples esboçar de um sorriso ou uma gargalhada estimulam o cérebro a produzir endorfinas, substâncias químicas com poder analgésico. Elas proporcionam uma enorme sensação de bem-estar. Além disso, as endorfinas estimulam o sistema imunológico contra reações alérgicas, bactérias e vírus; protegem o aparelho circulatório contra enfartes e derrames; ajudam a melhorar a pressão arterial, ampliam a capacidade respiratória e promovem uma ação antienvelhecimento.”
(Dr. Eduardo Lambert)

Viva com mais consciência.
Não seja um escravo da rotina, nem do tempo.
Não espere que a vida passe por você.
Passe por ela de olhos bem abertos, desfrutando cada momento como se fosse único, porque realmente ele é.
Dê sempre valor à família e aos amigos.
Ame muito, com intensidade e sem medo.
Perceba mais a natureza, ela é parte de você. Sintonize-se!
E não se esqueça: Sorria muito, sorria alto e sorria sempre!

By Nina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

Nina

ATENÇÃO

Muitas imagens do BLOG são fonte de pesquisa na internet.
As imagens que incluem o ByNina na lateral são criadas por mim, geralmente pego frases de outros autores, citando o mesmo e imagens de fundo disponíveis na internet.
Todas as frases e pensamentos com a assinatura ByNina embaixo da arte são de minha autoria.
Lembre-se sempre de citar a fonte quando compartilhar.
E se alguma imagem tiver direitos autorais, entre em contato comigo através do e-mail bynina@hotmail.com que cito o autor ou retiro imediatamente.
Obrigada pela compreensão!

Carolina Carvalho
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...