quarta-feira, 28 de novembro de 2012

D. Zen - Colocando em prática - Capítulo 03


Só posso dizer que a cada dia estou mais fascinada por esse tipo de arte.
Quando comecei a "treinar" e colocar os desenhos no papel, percebi o quanto eu estava ansiosa, querendo ver o resultado rapidamente. E quanto mais eu praticava, mais essa ansiedade se dissipava.
Hoje quando pego o papel para desenhar já estou muito mais segura. No começo usava borracha, hoje já não uso mais. Seguir essa regra do Zentangle fez toda a diferença. Porque sou obrigada a improvisar, sem antecipar o resultado da arte que está por vir.

Hoje vou passar para vocês a primeira lição. Os padrões do Zentangle, mesmo traços já vistos em artes bem antigas, estão levando nomes e referência de quem os recriou.

Segue para vocês o BUNZO, criado pelos fundadores do método, Maria Thomas e Rick Roberts.
Abaixo do desenho principal, segue o passo a passo.
Depois desse, segue 3 padrões (TANGLES) e seus criadores:
Indy Rella:  Maria Thomas 
Cubine: Maria Thomas
Afterglo: Carole Ohl
Todas as imagens usadas nesse post são de minha autoria.

Para começar, desenhe com um lápis um quadrado. Faça 4 pontos e ligue. Não use régua. Não há necessidade de perfeição.
Use uma caneta preta ponta 0.1 ou 0.4. Eu uso ou a Sakura Micropen ou da Mitsubishi para desenhar. Sombrear com um lápis bem macio (5B) no desenho dá um efeito bem bonito.
Solte a imaginação e comece a treinar.
Depois misture todos os padrões em um mesmo quadrado. 
Respire, relaxe, coloque uma música boa e mãos a obra! 




Cada POST agora vai contar com o passo a passo de algum padrão diferente.

Segue abaixo alguns modelos de Zentangle que eu fiz. 





Esse último é chamado Zendala, ou Mandala Zen. Segue os padrões do Zentangle mas é feito dentro de um círculo.

ByNina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

Nina

ATENÇÃO

Muitas imagens do BLOG são fonte de pesquisa na internet.
As imagens que incluem o ByNina na lateral são criadas por mim, geralmente pego frases de outros autores, citando o mesmo e imagens de fundo disponíveis na internet.
Todas as frases e pensamentos com a assinatura ByNina embaixo da arte são de minha autoria.
Lembre-se sempre de citar a fonte quando compartilhar.
E se alguma imagem tiver direitos autorais, entre em contato comigo através do e-mail bynina@hotmail.com que cito o autor ou retiro imediatamente.
Obrigada pela compreensão!

Carolina Carvalho
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...