quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A Arte do Silêncio



“O Sol nasce e se põe em profunda quietude;
move gigantescos sistemas planetários,
mas penetra suavemente pela vidraça de uma janela
sem a quebrar.” (JY LELOUP)



Um bom treinamento para a meditação é justamente cultivar o silêncio.
É preciso controlar o que se fala. Muitas vezes e cada vez mais “falamos sem pensar” e o falar, não se restringe só ao que literalmente sai pela boca, mas pelo que dizemos em e-mails, SMS, MSN e toda essa tecnologia, que apesar de nos facilitar a comunicação, faz com que estejamos cada vez mais desgastados, justamente pelo exagero.
Quem nunca mandou um SMS, ou disse o que não devia por MSN, e se arrependeu logo depois, que atire a primeira pedra. Por experiência própria digo isso. Sempre falei demais e estou cultivando o falar menos. No começo é difícil, mas com o tempo o silêncio “vicia”. Você passa a ter essa necessidade de introspecção.

Minha primeira experiência com esse silêncio foi surfando.
Pego onda há mais de 20 anos.
 O prazer e a energia que eu sentia quando estava no mar, quieta, só contemplando a natureza, observando as ondas, escolhendo, remando e estando atenta completamente ao momento presente era indescritível. Era como se o mar fosse minha “igreja” e o bodyboarding, minha “religião”, pois havia algo de divino, de mágico nesses momentos. E é essa plenitude e comunhão que estava pulsando dentro de mim que chamo de DEUS.


Não é a toa que me apaixonei pelo Yoga a primeira vista. Finalmente voltei a encontrar essa sensação divina, sem precisar estar na praia. Ainda mais que quanto mais os anos passavam e as responsabilidades aumentavam, menos tempo eu tinha para me dedicar ao bodyboarding. Então mergulhei fundo no Yoga.
Praticar o silêncio diariamente aumenta nossa força física e mental, trazendo sucesso e mais discernimento para superar problemas e dificuldades.
Quando você esvazia a mente, você abre espaço para o Universo entrar.
Cultive também alguns princípios básicos do Yoga para uma boa comunicação: Falar aquilo que é satyam (verdadeiro), pryam (de forma agradável) e hitam (somente se for útil).
  
Fiz um exercício uma vez com minhas irmãs e minha filha. Combinamos de ficar 4 horas em casa sem falar umas com as outras. Foi engraçado, minha filha tentava se comunicar com mímicas comigo. Vi a dificuldade de se fazer esse silêncio. Quando acabou, todas nós rimos muito, e compensamos falando sem parar. Mas valeu a experiência.
Existem tipos de meditação que se faz voto de silêncio por 10 dias ou mais, em retiros especializados. Eu particularmente acho muito tempo.
Faça, se possível, o seguinte exercício diariamente: fique no mínimo 1hora sem falar. Isso inclui não ler, não usar o computador, nem nada que possa desviar a atenção. Contemple teu silêncio e amplie tua consciência.

“Aprende com o silêncio a respeitar a sua vida,
valorizar o seu dia,
enxergar em você as qualidades que você possui,
equilibrar os defeitos que você tem
e saber que precisa corrigir
e enxergar aqueles que você ainda não descobriu.”
(JY LELOUP)

By Nina

2 comentários:

  1. Nossa...cheguei agora da rua, chateada porque tive problemas com a família então entrei no meu blog achando que tinha falado demais, e ví teu post que veio a calhar com que estava sentindo.
    Vou tentar controlar mais a minha vontade de falar que é muita e incontrolavel. Preciso praticar Yoga urgente porque se não falo tudo o que quero, sério... nem durmo. é mais forte do que eu.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz que vc tenha gostado! Se quiser indicações de onde praticar Yoga me add no msn: bynina@hotmail.com

    bjos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Nina

ATENÇÃO

Muitas imagens do BLOG são fonte de pesquisa na internet.
As imagens que incluem o ByNina na lateral são criadas por mim, geralmente pego frases de outros autores, citando o mesmo e imagens de fundo disponíveis na internet.
Todas as frases e pensamentos com a assinatura ByNina embaixo da arte são de minha autoria.
Lembre-se sempre de citar a fonte quando compartilhar.
E se alguma imagem tiver direitos autorais, entre em contato comigo através do e-mail bynina@hotmail.com que cito o autor ou retiro imediatamente.
Obrigada pela compreensão!

Carolina Carvalho
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...