sábado, 18 de setembro de 2010

Aprenda a Meditar



O que é:

A meditação é uma técnica milenar vinda do oriente. Há alguns anos, ela ganhou espaço na mídia, com comprovação científica dos seus benefícios.
A meditação é a base para todo o conhecimento verdadeiro. Geralmente está associada a filosofias de vida que visam à ampliação da consciência. Ela não é exclusividade do Yoga, ainda que tenha se desenvolvido nele. Por meio da meditação atinge-se o mais elevado objetivo do Yoga e do ser humano – MOKSHA, a libertação.

Existem três estágios na meditação:
Dhárana: a mente concentra-se em um só objeto ou lugar.
Dhyána: o estado de meditação.
Samádhi: estado de união com o objeto de meditação, no qual as ilusões da matéria se desfazem completamente e o ser absoluto brilha como realidade.
Como as três técnicas envolvem a mesma prática, em estágios distintos, o termo meditação é usado para designar também, de forma geral, o treinamento para alcançar esses estados.

Alguns benefícios:
- reduz o estresse;
- coadjuvante no tratamento da ansiedade e depressão;
- equilibra a pressão sanguínea;
- proporciona bem-estar e confiança;
- produz relaxamento;
- aumento da capacidade de concentração.

Praticando:
Existem muitas técnicas diferentes de meditação.  Vou ensinar uma prática simples e eficiente.
- Escolha um lugar tranqüilo, onde você não será incomodado;
- Vista-se com uma roupa confortável;
- Sente-se com as pernas cruzadas, a coluna ereta, o peito aberto, o queixo levemente erguido e feche os olhos;
- Coloque as mãos em uma posição específica (mudrá). Sugiro o “Shiva Mudrá”. Coloque o dorso da mão direita em cima da palma da mão esquerda, e ambas apoiadas sobre as pernas ou os pés.

- Mantenha o corpo completamente imóvel, (kaya sthairyam). Manter a estabilidade (sthairam) do corpo (kaya) é o primeiro passo para alcançar a concentração. Com o corpo em movimento isso é impossível.
- Agora concentre-se em um objeto. Pode ser a chama de uma vela, um símbolo ou uma música. Eu, particularmente gosto de meditar com música. Presto atenção em cada instrumento, em cada batida, como se eu entrasse na música e me fundisse com ela, me tornando o próprio som. A intenção é essa: fazer com que o objeto a ser observado, o ato da observação e o observador (você), transformem-se em uma coisa só.
- Aumente o tempo da meditação de acordo com o teu conforto. (Inicie com 10 minutos no mínimo. O ideal é pelo menos 30 minutos por dia). Concentração exige treino, principalmente para pessoas muito agitadas. Só a prática constante vai fazer com que você atinja um estado meditativo.
- Esvaziar a mente não é fácil. Mas não ligue para os pensamentos que porventura surgirem. Apenas não se apegue a eles. Não se irrite e não tente combatê-los ficando ansioso. O exercício trará a superfície muitas lembranças e emoções. Ignore a instabilidade e seja persistente, pois os resultados valem o esforço.

Resultados:
Segundo a tradição do Yoga, ao meditar, o indivíduo conhece sua essência mais profunda. Enfrenta a si mesmo, seus temores, carências e imperfeições. Assim, constrói a humildade, que vence a vaidade. Conquista-se então Ánanda, o bem-estar superior, que é a felicidade suprema, além dos contrastes de bem e mal, dor e prazer e todos os pares de opostos.

“Penso 99 vezes e nada descubro.
Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada."

Bibliografia: O Livro de Ouro do Yoga, André De Rose

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

Nina

ATENÇÃO

Muitas imagens do BLOG são fonte de pesquisa na internet.
As imagens que incluem o ByNina na lateral são criadas por mim, geralmente pego frases de outros autores, citando o mesmo e imagens de fundo disponíveis na internet.
Todas as frases e pensamentos com a assinatura ByNina embaixo da arte são de minha autoria.
Lembre-se sempre de citar a fonte quando compartilhar.
E se alguma imagem tiver direitos autorais, entre em contato comigo através do e-mail bynina@hotmail.com que cito o autor ou retiro imediatamente.
Obrigada pela compreensão!

Carolina Carvalho
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...