Arroz integral é uma delícia. O problema é que a maioria das pessoas não sabe preparar.
Aqui vou ensinar uma receita básica de arroz integral que eu mesma criei. Prefiro o arroz integral do que o branco, é muito mais saboroso!
Antes de postar a receita, vou explicar por que o arroz integral é tão importante para a alimentação.
“Arroz integral — É o alimento mais doador de vida
e saúde. Não é apenas um alimento. É remédio capaz de salvar
vidas. Tão completo é, que os macrobióticos fazem dele 60%
de seu regime. É o arroz bruto, do qual somente foi tirada a
dura casca de celulose. Conserva, pois a pardacenta cutícula,
onde estão todas suas virtudes. O arroz "beneficiado" (?!), bonitinho, polidinho, é execrável mistificação. Já não é alimento.
Sua riqueza vitamínica foi despojada pelo "beneficiamento" ( ? ! ) .
Suas vitaminas depois podem ser compradas como produtos
farmacêuticos. Arroz integral, no interior chamado "arroz da terra", "arroz de pilão", não obstante seu aspecto menos aristocrático, deve fazer parte de sua alimentação.”
(Yoga para Nervosos - Professor Hermógenes - pg 241)
O arroz é um cereal que nós, no mundo ocidental, estamos habituados a ver na sua forma mais processada: o arroz branco. Para ficar branco o arroz é descascado e é submetido a diversos procedimentos que se destinam a deixá-lo com o aspecto que lhe conhecemos e que se quer que seja comercialmente mais atractivo. Para isso, o arroz branco chega mesmo a ser artificialmente tratado com glicose e parafina, o que faz com que fique mais brilhante. O talco é também frequentemente acrescentado ao arroz branco para que fique mais solto.
OS BENEFÍCIOS DO ARROZ INTEGRAL PARA A SAÚDE
O arroz integral não passa por nenhum destes processos de tratamento, que vão destruindo o valor nutritivo deste cereal, pelo que conserva todas as suas propriedades alimentares.
O arroz integral é o arroz que nem sequer é descascado, mantendo ainda uma película fina acastanhada, conhecida por farelo de arroz. O farelo de arroz e a ausência de tratamentos químicos, fazem com que o arroz integral seja melhor para a nossa saúde do que o arroz branco. O arroz integral é ainda mais saboroso do que o arroz branco.
O arroz integral não tem glúten e faz-nos sentir saciados por mais tempo; é de mais fácil digestão porque contém fibra, combatendo as disfunções digestivas e ainda ajuda no bom funcionamento dos intestinos, eliminando a prisão de ventre. Devido ao farelo, é rico nas vitaminas B1, B2, B6, B12 e em minerais.
A fina película castanha que reveste o arroz branco, o tal farelo de arroz, possui a cadeia alimentar mais completa de doze aminoácidos, indispensáveis para a formação de novas células.
Como é muito rico em fibras naturais, protege-nos contra o aparecimento do cancro do cólon – um dos mais frequentes na nossa sociedade.
O consumo de arroz integral ajuda ainda no combate ao colesterol e a arteriosclerose, eliminando todo o tipo de toxinas do nosso corpo. Auxilia a controlar os níveis de açúcar no sangue, sendo naturalmente uma ótima escolha para todos os que sofrem de diabetes.
O arroz integral é ainda abundante em selênio, um nutriente essencial para o correto funcionamento do nosso corpo, uma vez que promove o bom funcionamento do nosso metabolismo. Como o selênio é um antioxidante natural, o nosso sistema imunológico é muito beneficiado pelo consumo deste cereal.
Como não é sujeito a tratamentos químicos e não tem glúten é também apropriado para quem é mais sujeito a alergias, pois o risco de alergia do arroz integral é praticamente inexistente.
RECEITA DA NINA
1 copo de arroz integral tipo agulha (hoje você encontra facilmente nos supermercados)
1 cebola média bem picada
2 dentes de alho picados
1 colher de manteiga
1 folha de louro
1 colher de chá de ervas finas
sal a gosto
Modo de fazer:
Doure a cebola e o alho na manteiga. Adicione o arroz, o sal, o louro e as ervas finas. Mexa bem. Coloque 3 copos bem cheios de água fria. Feche a panela e espere ferver. Baixe o fogo. Cozinhe uns 20 minutos, até ficar macio e soltinho. No final do cozimento, a água vai secando e o arroz começa a "estalar". Quando começar desligue.
Para incrementar:
- Rale uma colher de sopa de gengibre e misture no arroz, fica maravilhoso!
- Substituir o sal por 1 caldo de legumes dá um gostinho especial. O ideal é colocar mais meio copo de água na receita, e deixar o arroz mais "molhadinho".
BOM APETITE!
BYNINA
Ahhhh...que honra! Nem precisei desse post pra ter essa receitinha de ouro!!! Depois da sua dica nunca mais errei, Nina!!! E já repassei pra várias pessoas!!! Perfeito!
ResponderExcluirBeijos enormes!!!
Que bom Dai! A maior dificuldade das pessoas é justamente acertar o ponto. Mas depois que acerta, voltar para o arroz branco fica difícil!!! Bjooo
ResponderExcluirCaso queira variar um pouco, pode acrescentar curry (tempero indiano também facilmente encontrado em supermercados) quando for dourar a cebola e o alho, ou refogar o arroz depois de pronto com azeite e curry. Garanto que fica delicioso!
ResponderExcluirFica mesmo!!! Já comi com curry também!
ResponderExcluirGosto de variar nos temperos, às vezes coloco legumes, fica sempre muito bom.
ResponderExcluirGostaria de saber qual a diferença do arroz integral para o arroz da terra???
ResponderExcluirEu, penso que a diferença está so na cor. ???