sexta-feira, 22 de julho de 2011

Bambu da Sorte - Lucky Bamboo

Conhecida popularmente como bambu da sorte ou lucky bamboo, a dracena sanderiana (Dracaena sanderiana), ao contrário do que o nome sugere, não é um bambu e sim um membro da família das Liliáceas, originária das florestas tropicais da África e sudeste da Ásia.

Também conhecido como dracena-fita, o bambu da sorte é um arbusto de textura semi-herbácea que pode atingir até 1,50m de altura. Na natureza, possui caules eretos e finos, de onde surgem as folhas lanceoladas, estreitas e ligeiramente torcidas.

Esta planta tem sido usada com freqüência nas práticas do Feng Shui. Acredita-se que ela tenha uma energia muito favorável, pois simboliza a próspera união entre os 5 elementos: a madeira (a própria planta), a água (das regas e do vaso), a terra (o substrato e as pedras), o fogo (a fita vermelha entorno do vaso ou haste) e o metal (o vaso de vidro ou algum adorno de metal). Ainda de acordo com as antigas tradições chinesas, o número de hastes do bambu da sorte que colocamos num ambiente pode ter diferentes significados, sempre ligados à felicidade, prosperidade e longevidade.

- 2 hastes de bambu da sorte, significa amor; 
- 3 ou 6 hastes simbolizam felicidade; 
- 5 ou 7 hastes atraem saúde; 
- 8 hastes simbolizam prosperidade; 
- 9 hastes atraem boa fortuna; 
- 21 hastes simbolizam benção divina.

Em casa, segundo a tradição, dá muita sorte manter três hastes de bambu da sorte, para atrair paz, saúde e prosperidade.
As formas sinuosas, que dão tanto charme a esta planta, são obtidas por meio de um trabalho longo e minucioso, no qual o crescimento do bambu da sorte é conduzido para que adquira o formato em espiral ou torcido. Com o tempo, as hastes vão mudando gradativamente de cor, passando do verde claro para um tom mais escuro. Além disso, os brotos vão surgindo nas hastes, gerando folhas lanceoladas que vão crescendo e conferindo um visual muito bonito ao conjunto. Para manter a estética da planta é possível podar suas raízes de forma moderada, sem que isso prejudique o bambu da sorte.

Como cuidar do seu bambu da sorte
O cultivo do bambu da sorte pode ser feito tanto em recipiente com água (cristais e pedras também podem ser usados) como na terra, desde a umidade seja sempre mantida.
Água é um dos requisitos fundamentais para que o bambu da sorte se desenvolva bem. Se for cultivá-lo apenas em água, o ideal é utilizar água filtrada e livre de cloro, para isso, coloque a água de torneira num recipiente e deixe em repouso por 24 horas antes de usá-la no cultivo da sua planta. É recomendável sempre trocar a água da planta (uma vez por semana), mantendo-a fresca, limpa e à temperatura ambiente. Todos os dias é preciso ficar de olho no nível de água, que deve cobrir 2,5cm do caule.
Periodicamente, pode-se acrescentar à água um pouco de fertilizante NPK (facilmente encontrado no mercado especializado), seguindo as orientações da embalagem e sem exageros.
A luz é outro fator que contribui para o bom desenvolvimento do bambu da sorte. Em seu ambiente natural, esta planta cresce sob a sombra de outras plantas maiores, que filtram os raios solares, de forma que a luz solar direta lhe é extremamente prejudicial. O ideal é que ela receba bastante luminosidade. Em resumo: devemos colocar o bambu da sorte em um ambiente onde receba luz natural, mas nunca sol direto.
Mudanças bruscas de luminosidade podem provocar queimaduras ou quedas de folhas. Multiplica-se facilmente por estacas.

Opções
É possível adquirir o bambu da sorte em vários formatos: com hastes retorcidas (uma verdadeira escultura viva); retas (no estado natural); em forma de "S" (podendo medir até 75 cm) e com hastes em espirais (a forma que exige técnicas mais difíceis para ser obtida).
Na cultura chinesa, é costume presentear alguém com o bambu da sorte para desejar saúde, paz e prosperidade ou para celebrar o "novo" (inaugurações, compra de imóveis, abertura de empresas, etc.), atrair longevidade ou ativar possíveis energias estagnadas nos ambientes, consideradas energias negativas.
Se não for por estes motivos ainda restam bons argumentos para ter um bambu da sorte em casa ou no escritório: a planta é super-resistente, não dá trabalho e resulta num belo efeito ornamental!

Encontrei esses dois tipos de bambus da sorte, o primeiro é mais barato e comprei no MERCADO LIVRE.  
O segundo é importado e além de bem mais caro, é mais difícil de encontrar.
Ainda tenho dúvidas se ambos são considerados o “LUCKY BAMBOO”. Mas independente disso, eles são lindos!



A foto abaixo é dos Bambus que adquiri, com um arranjo que eu mesma fiz:



Para Refletir

Parábola do Bambu Chinês

Depois de plantada, a semente deste incrível arbusto, não se vê nada por aproximadamente 5 anos, exceto um lento desabrochar de um diminuto broto a partir do bulbo.

Durante 5 anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, mas uma maciça e fibrosa estrutura de raiz que se estende vertical e horizontalmente pela terra está sendo construída. Então, no final do 5† ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros.

Um escritor de nome Covey escreveu:
"Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e às vezes não vê nada por semanas, meses ou anos. Mas se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5º ano chegará, e com ele virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava."

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Stand Up Paddle e Yoga

 (Fotógrafo: José Luiz Raymundi)                           

Desde que vi o Stand Up pela primeira vez, tive muita vontade de praticar, mas não encontrava lugares que locassem os equipamentos. Pra dificultar, morando em São Paulo, estou indo bem menos a praia.
No mês de julho resolvi dar uma pausa em tudo e fui pra Balneário Camboriú, aproveitar as férias com minha filha. Qual não foi minha surpresa ao chegar ao nosso apartamento, e bem ao lado, encontrar uma loja que além de locar os equipamentos, dava aulas de Stand Up!
Apesar do frio, peguei minha roupa de neoprene, que já estava criando bolor, e fui encarar o esporte.
Foi uma experiência incrível. O mais legal foi que não tive nenhuma dificuldade, e nas várias vezes que subi na prancha, não caí nenhuma vez. A sensação de “andar” sobre o mar é uma delícia. A água, na maior parte dos dias estava muito limpa, e dava pra ver muitas água vivas passando bem perto. Mais um motivo que não perdi o equilíbrio, rs.

 (Fotógrafo: José Luiz Raymundi)                                                    

Tenho certeza que meu equilíbrio deve-se muito a prática regular de Yoga. Também achei fundamental a concentração. Além disso, no esporte você fica muito tempo na mesma posição, usando apenas os braços na remada.
O Yoga treina tudo isso: permanência, concentração e equilíbrio. Também fortalece toda a musculatura corporal. Ter uma base de equilíbrio facilita muito para quem tem as pernas fortalecidas.
Nossa base também está relacionada aos nossos medos. Quanto mais você fortalecer as pernas, maior a segurança. Um exemplo de como isso funciona, é numa situação que a pessoa sente medo. A primeira coisa que se sente são as “pernas bambas”. Agora imagine em um esporte que você usa as pernas pra fazer quase todo o trabalho? Se houver insegurança, as vacas são a conseqüência!

Fique por dentro:
“Nos anos 90, no Hawaí, o Stand Up Paddle ganhou maior conotação como Esporte nas mãos de Laird Hamilton e dos watermans que com pranchas modernas e acessórios sofisticados, começaram a utilizar o SUP como treinamento, fazendo travessias e pegando ondas . Agora o Stand Up Paddle é uma febre mundial, tanto como atividade de lazer ou como esporte profissional.”

Fortaleça as pernas:


                                                  (Clique na imagem para ampliar)

- Execute os execícios na sequência 1, 2, 3, 5, 4 e 6.
- Permaneça 1 minuto no mínimo, em cada posição
- As posições 1, 2 3 e 5 são executadas para os dois lados, (não é necessário repetição, só o mesmo tempo de permanência para cada lado).
- Na posição 5, não apóie o ombro na perna, deixe que fique paralelo a mesma.
- A respiração é nasal (inspiração e expiração). Inspire dilatando o abdomen e expire contraindo.

ONDE PRATICAR STAND UP:


Winds Clube Náutico
Av. Atlântica – 5.280 – Barra Sul - Balneário Camboriú
47 9631 9944
santovento@santovento.com.br

BOA PRÀTICA!!!

By Nina

ATENÇÃO

Muitas imagens do BLOG são fonte de pesquisa na internet.
As imagens que incluem o ByNina na lateral são criadas por mim, geralmente pego frases de outros autores, citando o mesmo e imagens de fundo disponíveis na internet.
Todas as frases e pensamentos com a assinatura ByNina embaixo da arte são de minha autoria.
Lembre-se sempre de citar a fonte quando compartilhar.
E se alguma imagem tiver direitos autorais, entre em contato comigo através do e-mail bynina@hotmail.com que cito o autor ou retiro imediatamente.
Obrigada pela compreensão!

Carolina Carvalho
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...